Home » » Coligação ingressa com recurso no TSE pedindo a cassação do prefeito de Cabeceiras do Piauí

Coligação ingressa com recurso no TSE pedindo a cassação do prefeito de Cabeceiras do Piauí

Postado Por: Radio Regional Web As sexta-feira, 18 de julho de 2014 | 06:18

A Coligação a Verdadeira Mudança de Cabeceiras do Piauí, ingressou com o Agravo de Instrumento nº 9.041/2014, pedindo que o Tribunal Superior Eleitoral em Brasília-DF reformule decisão do TRE-PI e casse os diplomas do Prefeito de Cabeceiras do Piauí, José Joaquim de Sousa Carvalho (PP) e do vice-prefeito Benedito Afonso Ligório. O agravo de instrumento foi interposto por volta das 8h26min do dia 10 de julho deste ano (2014), através dos advogados Fernando Lima Leal, Kelson Dias Feitosa, Jacylenne Coelho Bezerra e Maria Clara Simeão Reis. Os autos do processo foram pegues por volta das 11h32min desta quinta-feira (17 de julho), pelo advogado Kelson Vieira de Macedo, que defende o prefeito José Joaquim e o vice-prefeito Benedito Afonso, para que ele possa se manifestar no recurso interposto pela Coligação a Verdadeira Mudança de Cabeceiras. O agravo de instrumento foi interposto depois que o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, através de decisão interlocutória datada do dia 3 de julho de 2014, negou seguimento de um Recurso Especial, ao TSE, que também pedia a cassação dos diplomas do prefeito de Cabeceiras-PI, José Joaquim de Sousa Carvalho e do vice-prefeito Benedito Afonso Ligório. Com essa decisão, o TRE-PI manteve nos cargos o prefeito José Joaquim e o vice Benedito Afonso. O recurso especial negado pelo TRE-PI foi interposto por volta das 15h35min do dia 30 de junho deste ano (2014), depois que o Tribunal Regional Eleitoral negou embargos de declaração no RCED nº 56519. O prefeito José Joaquim e o vice Benedito Afonso são acusados pela Coligação a Verdadeira Mudança de Cabeceiras do Piauí, dos crimes de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2012.
Prefeito de Cabeceiras do Piauí, José Joaquim Relembre o caso e entenda com detalhes O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, por unanimidade, manteve nos cargos no dia 14 de abril de 2014, o Prefeito de Cabeceiras do Piauí, José Joaquim de Sousa Carvalho (PP) e o vice-prefeito Benedito Afonso Ligório, que foram denunciados àquela Corte, acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos), durante as eleições de 2012. A decisão do TRE-PI foi em dissonância com a Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí, que pediu a cassação dos mandatos do prefeito José Joaquim e do vice-prefeito Benedito Afonso. O TRE absolveu o prefeito e o vice após julgar o RCED nº 56519. O relator do recurso que manteve o prefeito e o vice nos cargos foi o juiz Dioclécio Sousa da Silva. Também votaram com Dioclécio, os juízes José Wilson Júnior, João Gabriel Furtado Baptista e Francisco Hélio Camelo Ferreira. O julgamento foi presidido pelo desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, que é o Corregedor Eleitoral no Piauí e o atual vice-presidente do TRE-PI. O atual Procurador Regional Eleitoral no Piauí, Kelston Pinheiro Lages pediu a cassação do prefeito José Joaquim e do vice Benedito Afonso, mas o TRE entendeu que os dois políticos não praticaram os crimes de que são acusados e os absolveu.
Procurador Alexandre Assunção pediu a cassação do prefeito José Joaquim, mas o TRE-PI foi contrário Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral O Procurador da República no Piauí, Alexandre Assunção e Silva, em parecer datado do dia 19 de fevereiro deste ano (2014), pediu a cassação dos diplomas do prefeito José Joaquim de Sousa Carvalho e do vice-prefeito Benedito Afonso Ligório. O prefeito e o vice foram acusados por Alexandre Assunção, de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos), durante as eleições municipais de 2012. Em seu parecer, Alexandre Assunção diz que restaram comprovados os crimes de abuso de poder econômico e de captação ilícita de sufrágio que teriam sido praticados durante as eleições de 2012, pelo candidato José Joaquim de Sousa Carvalho, que se elegeu Prefeito de Cabeceiras do Piauí, a 93 km de Teresina. Ainda no parecer, o procurador Alexandre Assunção, conforme o artigo 224 do Código Eleitoral opina que sejam realizadas novas eleições para prefeito e vice-prefeito no Município de Cabeceiras do Piauí. O relator do RCED no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí foi o juiz Dioclécio Sousa da Silva e o revisor o juiz João Gabriel Furtado Baptista. O prefeito José Joaquim e o vice-prefeito Benedito Ligório são defendidos pelos advogados Kelson Vieira de Macedo e Paulo César Matos de Morais. FONTE:saraivareporter
Compartilhe este artigo: :

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo de notícias



 

Diretor Técnico - Juniel Moura - Todos os direito reservado © 2014. Rádio Regional

Voltar ao topo